EDUCAÇÃO
SABERES PLURAIS - EDUCAÇAO, LEITURA E ESCOLA
Sumário - Apresentação; A literatura internacional da década de 1990 sobre gestão e direção escolar; Apreender é criar - a categoria de 'aluno-problema' em questão; Relações pessoais e profissionais - marcas da profissão docente; Os (des)caminhos da formação humana; A escola como espaço de formação e socialização profissional docente; Narradores de javé - da palavra à imagem; Reflexões acerca do breve histórico da alfabetização de jovens e adultos no Brasil; Escola em ciclos - o desafio da heterogeneidade na prática pedagógica; Gêneros textuais e gramática - uma combinação possível?; Preconceito racial no espaço universitário; La lectura de obras de teatro en classe; Questões didático-metodológicas do ensino da disciplina biomecânica no curso de fisioterapia a partir do pensamento complexo.
PRATICAS COTIDIANAS EM EDUCAÇAO AMBIENTAL COM ENFASE NO PRINCIPIO BIOCÊNTRICO
Sinopse: Este livro busca analisar as práticas cotidianas em Educação Ambiental no processo educacional do Colégio Polivalente, em Itanhém, BA. Para tanto, identifica a prática da natureza do cuidado por meio de pesquisa exploratória bibliográfica e documental. Sua abordagem parte do 'Princípio Biocêntrico', a fim de valorizar todas as formas de vida na transcendência de nova sensibilidade frente à vida.
LEITURAS EM EDUCAÇÃO, V.5
Sinopse: O livro busca instigar debates modernos e educacionais em que a condição do educador e do educando cai sob o foco de olhares que molduram discussões contemporâneas. Os cinco ensaios, nos recortes de suas investigações acadêmicas, visam a convocação de filósofos e leitores para debaterem questões caracterizadas como lócus do contexto pedagógico e acadêmico.
LEITURAS EM EDUCAÇÃO, V.6
Sinopse: Esta obra objetiva disseminar estudos e pesquisas sobre a educação e sua relação com outros saberes. Os saberes são apresentados como matéria de diálogo, prática e reflexão de docentes, a fim de incentivar novas idéias, concepções e modalidades da educação.